O jeito Aquarella de olhar

o envelhecimento

Entenda um pouco mais sobre os serviços que prestamos

Nossos serviços

Estimulação cognitiva

Desenvolvimento e aplicação de atividades de estimulação cognitiva sistemáticas e orientadas aos domínios mais necessários

Gestão do cuidado

Planejamento, orientação e gestão do cuidado à pessoa idosa, propondo um plano de ação a curto, médio e longo prazo

Ambiência e acessibilidade

Otimização do espaço para as necessidades do idoso, sempre respeitando sua autonomia e identidade

Companhia para idosos

Captação, seleção, treinamento e gestão de profissionais que acompanham idosos em suas atividades diárias

Perfil farmacológico

Orientação na administração e no objetivo dos medicamentos usados pela pessoa idosa, com ênfase em interações e farmacocinética

Educação em saúde

Capacitação de profissionais e oferecimento de cursos e palestras a profissionais, cuidadores informais e familiares

Gestão de qualidade

Adequação e implementação de estratégias visando a qualidade do serviço prestado em instituições que lidam com a pessoa idosa

Implementação de atividades

Projeto e desenvolvimento de atividades voltadas ao público idoso em instituições de longa permanência e centros-dia

Para entender mais sobre nossos serviços, fale conosco e tire qualquer dúvida

plugins premium WordPress

Estimulação cognitiva

A Estimulação Cognitiva é comumente aplicada após a avaliação de pacientes com suspeita ou diagnóstico de declínio cognitivo. Em ocasiões específicas, é também utilizada como atividade preventiva a queixa.

Para compreender melhor a importância da Estimulação Cognitiva, deve-se entender o significado do termo cognição, compreendida como o processo de aprendizado, elaboração e aquisição de conhecimento. A cognição é fundamental para o desenvolvimento de capacidades intelectuais e emocionais.

As sessões de Estimulação Cognitiva são caracterizadas pelo desenvolvimento específico e individualizado de exercícios, atividades e tarefas assistidas por profissional capacitado, cujo objetivo seja ativar os diferentes domínios cognitivos básicos. São eles:

  • Memória: Capacidade de armazenamento de informações obtidas ao longo do processo de envelhecimento.
  • Atenção: Refere-se a capacidade de manter-se concentrado em determinada ação, por um determinado período, sem distrações.
  • Função executiva: Abrange um conjunto de habilidades mentais utilizadas para realizar a gestão de tarefas cotidianas, planejando, executando e avaliando as ações.
  • Linguagem: Capacidade de expressar-se por meio de símbolos, escrita, fala ou gestos. Está relacionada à comunicação de experiências e pensamentos.
  • Função visuoespacial: Compreende a habilidade de processar a informação visual em relação a noção espacial, possibilitando que estímulos visuais sejam entendidos, também, por sua localização.
  • Função visuoperceptiva: Compreende a habilidade de processar a informação visual de pessoas e objetos e/ou forma e cor, para reconhecimento.
  • Praxias: Habilidade de realizar atos motores, anteriormente aprendidos, com objetivo determinado.
  • Cognição social: Habilidade relacionada aos comportamentos sociais adequados, adaptados a cada situação vivida, sua preservação é fundamental para processos de interação social.

Gestão do cuidado

Aplicada após avaliação das particularidades de cada paciente e envolvidos, a Gestão do Cuidado se baseia no levantamento das demandas, bem como na prioridade das mesmas, e visa a elaboração de um plano de ações, que é apresentado e sugerido como proposta. Após aprovação, as orientações específicas são trabalhadas individualmente, conforme necessidade, para que os recursos sejam otimizados e assim, a conquista das ações previstas sejam cumpridas conforme o esperado.

É importante ressaltar que, o desenvolvimento das ações propostas é avaliado caso a caso, com os indivíduos envolvidos, prezando pelo foco, transparência, ética e viabilidade. Visamos sempre a melhor forma de atender às necessidades, utilizando dos melhores recursos disponíveis no mercado. 

Dentre as possíveis ações que a Aquarella desenvolve na Gestão do Cuidado estão: 

  • Estabelecimento de rotina para a pessoa idosa atendido; 
  • Acompanhamento junto aos demais profissionais envolvidos no caso; 
  • Orientação para cuidadores e familiares sobre o quadro e suas particularidades; 
  • Utilização de instrumentos periódicos para avaliar a evolução.

Ambiência e acessibilidade

Um dos bons indicadores de bem-estar, sem sombra de dúvidas, é um espaço confortável, seguro e personalizado. A Aquarella sabe disso e propõe um serviço de adaptação de ambiente, respeitando a demanda e a identidade da pessoa idosa. 

Pensamos e estruturamos a colocação de barras de apoio, auxiliamos no tipo de piso, desnível de terreno, soluções em iluminação, realocação de móveis e demais elementos presentes no local, além disso, estamos sempre ligados a novas perspectivas e dispositivos capazes de otimizar o ambiente em que a pessoa idosa está inserida. 

A Aquarella presta este serviço tanto para instituições que necessitam de adaptações para enquadramento na norma vigente, quanto para famílias que precisam de adaptações pontuais.

Companhia para idosos

É comum nos depararmos com pessoas idosas independentes ou com baixo grau de dependência, capazes de realizar suas atividades diárias tranquilamente. Porém, muitas vezes existe algum tipo de insegurança ou receio, principalmente por parte da família, em relação às atividades externas a serem praticadas sozinhas. Entendendo esta demanda, nós da Aquarella buscamos manter o máximo de independência e autonomia associada à máxima segurança, auxiliamos a família a captar, selecionar, e treinar o profissional que irá acompanhar o idoso em suas atividades. 

Vale ressaltar que o profissional apto a acompanhar os idosos em sua rotina não possui as mesmas atribuições de um cuidador. O profissional se aterá em realizar passeios; acompanhar o idoso em consultas e aulas; anexar à rotina alguns exercícios com foco na motricidade e cognição; e, por fim, respeitar e se encaixar às demandas e vontades do idoso, sempre respeitando sua autonomia.

Perfil farmacológico

O Perfil Farmacológico está diretamente relacionado à utilização dos medicamentos diários pelo indivíduo. Esse estudo permite, por meio do registro de uso dos pacientes, que o profissional capacitado acompanhe o caminho de todos os fármacos até sua ação no organismo, verificando assim se dentre os medicamentos administrados não existe nenhuma alteração que potencialize ou atenue os efeitos esperados, contribuindo para o uso seguro, racional e efetivo dos medicamentos prescritos.

Educação em saúde

A Educação em Saúde visa oferecer conhecimento de qualidade por meio de cursos e palestras, pré-determinados ou sob demanda, para cuidadores informais e familiares, bem como para toda a população, por meio de empresas, prefeituras e escolas, por exemplo. Essa ação visa ampliar as informações teóricas e práticas de diversos assuntos relacionados ao envelhecimento humano e comportamentos saudáveis no decorrer da vida. 

Conhecido como recurso de transformação social, prezamos pela popularização do conhecimento científico, visando a promoção de saúde e bem-estar e a prevenção de doenças e complicações.

Gestão de qualidade

A Aquarella entende que pode contribuir com instituições que atendem o público idoso na Gestão de Qualidade do serviço prestado, para isso seguimos alguns princípios importantes: 

  • Foco no cliente;
  • Desenvolvimento de liderança;
  • Estabelecimento de melhores relações;
  • Elaboração de melhorias contínuas; 
  • Aumento do engajamento e pertencimento dos colaboradores da instituição;
  • Gestão orientada em processos;
  • Tomada de decisão baseada em fatos e dados. 

 

Os princípios mencionados tem grande relação entre si e são capazes de gerar excelentes resultados na qualidade do serviço ofertado.

Implementação de atividades

A Implementação de Atividades é realizada com base na demanda da instituição. O desenvolvimento das atividades é visto em conjunto com os responsáveis do local, atendendo às limitações físicas, queixas ditas e demais contextos observados. O projeto é apresentado e discutido com os responsáveis pela instituição para verificação da aplicabilidade do mesmo. A implementação ativa permite que a viabilidade do projeto seja validada pela instituição.

Abrir WhatsApp
Olá
Como a Aquarella pode te ajudar?